sábado, 1 de maio de 2010

Obesidade infantil

A obesidade é uma doença que afeta uma grande parte da população mundial, principalmente em países ricos e mais industrializados. Hoje, a obesidade é considerada uma epidemia, um problema de saúde pública.

Obesidade infantil

Atualmente a obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras. Estes dados são estimados a partir de estudos populacionais e a obesidade é caracterizada a partir da avaliação do peso, altura e idade da criança, por meio de métodos específicos para esta finalidade: as curvas de crescimento.

Causas

Em uma criança os períodos mais propícios para o surgimento da obesidade são o primeiro ano de vida e a fase pré escolar (3-6 anos). Os principais fatores envolvidos são: curto período de amamentação exclusiva, consumo de alimentos inadequados no primeiro ano de vida e em menor parcela a contribuição genética. Outro aspecto que contribui no desenvolvimento da obesidade infantil é o psicológico/ emocional, onde podemos citar como exemplo a relação familiar instável.

Consequências

As consequências são diversas, começando pelo aspecto sócio-emocional. Crianças obesas muitas vezes recebem tratamentos inadequados por parte de colegas de escola, entre outras ocorrências comuns. O segundo aspecto de grande importância é a saúde da criança que pode desenvolver complicações secundárias à obesidade como aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, aumento do risco de diabetes e hipertensão tanto na infância, quanto em outras fases da vida. Os efeitos da obesidade infantil se tornam mais notáveis principalmente na adolescência e na vida adulta, quando não há acompanhamento e tratamento adequado.

O melhor mesmo é cuidar de nossas crianças e buscar orientação adequada dos profissionais da saúde!



Texto escrito pelas alunas do 1ºA do curso Técnico em Nutrição da Etec Uirapuru:
Ana Cristina Rodrigues Silva, Cristina dos Santos, Francica Belarmino Flor, Janilce Lima Souza e Karoline Janoni Campos.

Foto: http://www.bandaebalao.com.br/

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário