domingo, 25 de abril de 2010

Alimentação saudável: é de pequeno que se aprende!

     É na infância que ocorre a formação dos hábitos alimentares que serão levados para toda vida. Esta fase é determinante e vai influenciar diretamente no estado nutricional na adolescência e na vida adulta.
     A criança nos primeiros meses de vida reconhece melhor sabores adocicados já que está acostumada ao sabor do leite, que contém pequenas quantidades de açúcar – a lactose. A partir dos seis meses, época em que deve ser iniciada a introdução de outros alimentos, a criança passa a reconhecer outros sabores e aromas e aos poucos, vai adaptando seu paladar para estas novidades.
     Esse momento de conhecimento de novos sabores e aromas é fundamental para que futuramente a criança aceite com facilidade determinados alimentos. Proporcionar o contato da criança com os alimentos, incentivando a conhecer e experimentar novos sabores, aromas e texturas são atitudes fundamentais para estimular hábitos saudáveis.
     Nos primeiros dois ou três anos de vida a criança deve ser estimulada a conhecer os alimentos por suas características sensoriais. Deve tocar os alimentos com as mãos, levá-los a boca, sentir o cheiro de cada um e experimentar seu sabor, aroma e textura.
     A partir dos três ou quatro anos de idade a criança já é capaz de auxiliar em pequenas tarefas como lavar alguns tomates para a salada, espremer algumas laranjas para um suco ou simplesmente misturar alguns ingredientes em uma tigela. Mesmo que simbolicamente, essas atividades envolvem a criança no preparo dos alimentos e ela passa a encarar aquilo como sua produção individual, e aceitar melhor aqueles alimentos, que muitas vezes são rejeitados.
     A participação das crianças em atividades culinárias, incluindo alimentos saudáveis, deve ser iniciada desde cedo, seja no ambiente escolar, em casa ou com os amigos, o importante é proporcionar esses momentos. Não existe espaço exclusivo para aprendizagem, ela pode acontecer em qualquer lugar, desde que os indivíduos estejam dispostos a realizá-la.
     Experimente envolver as crianças nas atividades culinárias do dia a dia, sempre acompanhadas de adultos para maior segurança,e sinta a diferença!

Autor: Vivian Zollar - Nutricionista CRN-3: 21603 - Coordenadora do Curso Técnico em Nutrição da Etec Uirapuru

Nenhum comentário:

Postar um comentário